domingo, 31 de agosto de 2014

Linux - Ambiente de Desenvolvimento - Parte 0

Essa semana ao invés de um passo para frente no nosso ambiente daremos um para trás, o motivo é muito simples "acertar as configurações básicas" senão depois de instalar o Nexus ou o Jenkins poderemos ter vários problemas.

As configurações do ambiente tanto para o servidor quanto para os clientes podem variar muito quanto ao tipo de projeto a ser executado. Porém, iremos trabalhar com um ambiente padrão Java então alguns softwares são necessários que estejam prioritariamente instalados.

Instalação do Java Oracle versão 7.0

É parte essencial do ambiente a instalação correta do Java. Recomenda-se a versão Oracle JDK 1.7, não é recomendável usar a versão OpenJDK por esta apresentar problemas de incompatibilidade com o Nexus.
1. Verificar se já existe uma instalação do Java:
$ java -version
2. Normalmente no Ubuntu se encontra a versão OpenJDK, remover essa versão:
$ sudo apt-get remove --purge openjdk-*
3. Adicionar o repositório necessário para a instalação do Oracle Java:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins
4. Proceder a instalação do Java 7:
$ sudo apt-get install oracle-java7-installer
5. Testar novamente a instalação:
# java -version

Variável de Ambiente JAVA_HOME

Alguns aplicativos como o Maven necessitam da localização da variável de ambiente JAVA_HOME, então vamos defini-la.
1. Acessar como usuário root:
$ sudo su
2. Editar o script .bashrc no GEdit:
# gedit .bashrc
3. Adicionar as seguintes linhas no final do arquivo:
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-7-oracle
export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME
export PATH
4. Sair do usuário root e do terminal e acessá-lo novamente. Verificar o valor da variável JAVA_HOME:
$ echo $JAVA_HOME

Instalação do Maven 3


Outro aplicativo importante é o Apache Maven que é responsável pela geração dos projetos e disponibilização das bibliotecas.
1. Como todos os comandos devem ser realizados pelo superusuário trocar o usuário corrente:
$ sudo su
2. Instalar o programa gdebi que permite instalar arquivos .deb no Ubuntu:
# apt-get install gdebi
3. Verificar e baixar do seguinte endereço o arquivo .deb com a versão corrente do Maven 3:
http://ppa.launchpad.net/natecarlson/maven3/ubuntu/pool/main/m/maven3
4. Instalar o Maven:
# gdebi maven3_[versão]~ppa1_all.deb
5. Verificar a instalação do Maven:
# mvn3 -version
6. Testar a instalação do Maven:
# rm maven3_[versão]~ppa1_all.deb
7. Porém, por padrão usamos o comando mvn (e muitos programas também, incluindo o Jenkis), então criar um “link simbólico” desse comando, isso é realizado da seguinte forma:
# cd /usr/bin
# ln -s ../share/maven3/bin/mvn ./mvn
8. Retorne ao seu usuário padrão:
# exit
9. Verificar a versão do Maven:
$ mvn -version

Instalação do Apache TomCat nos clientes

Outro aplicativo que deve ser instalado, apenas para os clientes, é o Apache TomCat essencial para projetos Web.
1. Criar uma pasta (por exemplo Aplicativos) na raiz do usuário /home para melhor organizar os produtos:
$ mkdir Aplicativos
2. Baixar a versão corrente do site oficial do TomCat no endereço:
http://tomcat.apache.org/download-80.cgi
3. Selecionar a versão Core – tar.gz para baixar e colocá-la nesta pasta criada.
4. Descompactar com o seguinte comando:
$ tar -xvzf apache-tomcat-[versão].tar.gz
5. Remover o arquivo baixado:
$ rm apache-tomcat-[versão].tar.gz

Configurar o TomCat e o Maven no Eclipse

A parte final dessa instalação é a configuração do TomCat para o Eclipse, lembrar que deve ser a versão "Eclipse for Java EE Developers".

Com o Eclipse aberto selecionar a perspectiva “Java EE” no canto direito. Na janela de baixo aparece a palheta “Servers” (se não aparecer no menu principal selecionar “Window | Show View | Servers”. Pressionar o botão direito do mouse e selecionar “New | Server”. Selecionar “Apache | Tomcat v[versão] Server” e pressionar o botão Next>. Pressionar o botão Browse... e localizar a pasta do TomCat em “Aplicativos | apache-tomcat-[versão]” e pressionar o botão Finish.

Selecionar agora o novo servidor criado e pressionar o botão Start the Server (a seta verde) para iniciar. E assim que mostrar a mensagem na console “Server startup” abrir o navegador e digitar o endereço: http://localhost:8080/.

Pode acontecer de ao abrir o site veja uma página com um Erro 404, não se preocupe pois o TomCat funciona sem problemas, mas se deseja acessar o site inicial do TomCat, parar o servidor e proceder as seguintes configurações:
  1. Pressionar com o botão direito do mouse sobre o servidor criado e acessar "Properties", na opção "General", se o valor da propriedade Location estiver algo como "[workspace metadata]" pressionar o botão Switch Location. Pressionar os botões Apply e OK.
  2. Pressionar um duplo clique no servidor e no grupo "Server Locations" verificar se está selecionada a opção "Use TomCat instalation"
Reiniciar o servidor e a tela principal do TomCat é mostrada sem problemas. Uma opção interessante desta tela é a opção "Manager App" na qual podemos controlar os sites ativos, porém para usá-la e necessário habilitar um usuário, editar o arquivo tomcat-users.xml da pasta ~/Aplicativos/apache-tomcat-[versão]/conf, e completar a seguinte tag:
<tomcat-users>
  <role rolename="manager-gui" />
  <user username="tomcat" password="tomcat" roles="manager-gui" />
</tomcat-users>
Outra configuração importante é configurar o plugin do Maven (já por padrão instalado no Eclipse), acessar “Window | Preferences”, localizar “Maven | Installations”. Pressionar o botão Add... e localizar o seguinte diretório /usr/share/maven3 e pressionar o botão Finish. Deixar selecionado esta versão.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

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