sábado, 28 de junho de 2014

Empregabilidade - Linux X Windows

Não pretendo abrir qualquer discussão sobre esses dois sistemas operacionais, é como tentar discutir entre Flamengo x Fluminense, SBT x Globo ou Star Wars x Star Trek. O que pretendo com esta postagem é mostrar que o Linux vem se tornando um sistema mais fácil porém os usuários continuam complicando a vida com seus hábitos.

Primeiro vejamos a instalação, porque existem milhares de distribuições (distros)? E o pior, cada uma é tão excelente quanto sua "concorrente". Isso confunde o leigo, então vamos ficar apenas com algumas delas e faça sua escolha devido a necessidade:

  • Ubuntu, distro voltada ao "povão", ou seja, para a grande maioria dos usuários, fácil e acessível, procura se tornar a mais amigável possível.
  • Linux Mint, é a concorrente direta do Ubuntu, colocando em termos práticos digamos que procura ser a versão mais bonita e elegante. 
Em uma analogia rápida diria que o Ubuntu tenta atrair usuários Windows enquanto que o Linux Mint usuários MacOS.

  • Red Hat ou Oracle Linux, duas grandes empresas por trás dessas distribuições e voltada para um público/máquinas totalmente profissional, ou seja, exclusivamente para empresas. Pretende rodar um Servidor de Dados, montar um repositório para nuvem, gerenciar sua empresa através de um ERP, opte por uma dessas.
  • CentOS ou Fedora, ambas garantem um bom lugar no mercado graças a distribuição Red Hat, o que tem a ver? No servidor da empresa existe uma distro Red Hat só que no consultor que fornece a manutenção vai ter provavelmente uma dessas duas distribuições.
  • Slackware ou Debian, boa parte das distribuições citadas anteriormente tiveram sua origem em uma dessas duas, são as mais "geeks" e voltadas apenas para o usuário super profissional.
Para minha máquina optei pelo Ubuntu 14.04, e então começaram meus problemas. E além da distribuição, percebi que Usuários Windows e Linux são bem diferentes.
Sou um usuário Windows (desde a versão 3.0) e tive que mudar (adaptar) alguns costumes. E é neste ponto que gostaria de focar esse artigo:
  • Usuários Windows não se veem em uma única pasta dentro do Sistema Operacional, eles se veem em todas as partes. A versão 98 até tentou criar este conceito com a pasta users (minhas músicas, bibliotecas, ...) mas quase ninguém usa isso.
  • Usuários Linux possuem claramente o conceito da pasta home (existe um comando para retornar ao diretório raiz: cd ~), não que eles não possam atravessar essa fronteira, mas não existe o porquê de fazer isso.
  • Usuários Windows não sabem quem são dentro do sistema, não existe nem este conceito de "usuário", são simplesmente uma entidade no sistema e esse é a sua casa, são deuses, administradores, instalam e removem ao bel prazer.
  • Usuários Linux sabem exatamente quem são (existe um comando para isso: whoami) e só usam o super usuário em ocasiões totalmente necessárias.
  • Usuário Windows odeiam a janela de comandos, e muitos nem sabem os comandos DOS, essa janela só é usada em último dos casos e por alguém que conhece muito do sistema.
  • Usuários Linux acham que todos os problemas do sistema se resume a abrir a janela de terminal (sim, também existe um atalho para isso Ctrl+Alt+T), é muito raro perguntar algo para uma pessoa deste mundo e não receber como resposta: abra a janela de terminal e...
  • Usuários Windows instalam um software por impulso (ou para testá-lo/conhecê-lo) resultado que o sistema pode acabar contendo pastas que não são mais usadas ou lixo deixado por programas, a solução? Softwares de limpeza como o CCleaner ou Glary Utilities.
  • Usuários Linux instalam somente os programas necessários e reconhecidamente úteis. Pastas perdidas é quase uma heresia, sabem exatamente o que tem no sistema.
Não estou dizendo que um desses usuários é melhor do que o outro, quero apenas mostrar as diferenças que tive que reconhecer para passar de um mundo ao outro. E o que sei é que vários anúncios de emprego pedem pessoas com conhecimento em ambos os mundos (e se quiser conhecer o MacOS melhor ainda pois terá um diferencial). 

No meu site oficial disponibilizo várias dicas que aprendo ao longo dessa minha jornada no Ubuntu, seja muito bem vindo a desfrutá-las.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo


0 comentários:

Postar um comentário