sábado, 5 de abril de 2014

Projeto - Usando Mapas Mentais para suas redações

Acredito que para muita gente não é fácil escrever, como diria uma professora de português: defender uma ideia falando é muito mais simples do que escrevê-la no papel. Por quê isso acontece? Existem vários fatores entre eles a falta de leitura e a falta de organização das ideias.

Quanto ao primeiro fator é algo muito pessoal, não pense que a leitura diária do horóscopo irá ajudá-lo a sanar este problema e por mais interessante que possa ser a Bíblia também, não trará nenhum benefício a sua escrita. Do contrário, editoriais de jornais ou artigos nos quais são defendidas posições técnicas, podem lhe auxiliar na formação de uma opinião. Lembre-se que escrever é defender um ponto de vista no qual se acredita e deve-se construir argumentos sólidos para esta defesa e pouco importa qual lado se defende.

Para a organização das ideias, tenho por convicção que o Mapa Mental é uma ferramenta de grande auxílio na construção de um suporte ideal. Sabemos que qualquer redação possui três áreas: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro pecado* a se cometer é fugir ao tema proposto, o segundo é lançar ideias contraditórias e o terceiro é deixar perguntas de serem respondidas. Ou seja, ao não estruturamos estamos fadados a perder o rumo. Vamos realizar um pequeno exercício para expor melhor essa ideia.

Vamos escrever sobre os benefícios em se adquirir um animal de estimação e desejamos convencer os pais (ou a/o parceira/o) dessa aquisição. Teremos de escolher um animal: Gato. Sei que é bem diferente de outros animais pois o gato sofre com ADORO ou ODEIO, não existe um meio termo, por isso mesmo o escolhi para esse animal. O próximo passo, é a estruturação das ideias em um mapa mental conforme imagem a seguir:


Agora que temos estruturada a ideia, deixamos fluir nosso texto:

Existem vantagens ao se adotar um gato como animal de estimação. Entre elas duas se destacam, a primeira como companhia pois uma vez estabelecida a relação de confiança, um gato torna-se o companheiro ideal tanto para adultos como para crianças. E a segunda por sua fácil adaptação ao espaço existente.

Atraentes como companhia combinam uma profunda afeição por seu dono com um forte senso de independência. Demonstram ser um ombro amigo para ouvir as reclamações e reconfortar com seu carinho. Em contrapartida, é um animal independente na dose certa e, diferente de outros animais de estimação, não ficam estressados longe da presença de seu dono.

Outro fator interessante e a sua adaptação a qualquer espaço, o que os tornam animais ideais para quem vive em apartamentos. Não existe a necessidade de levá-los a passeios constantes ao ar livre, e são animais limpos que praticam regularmente a higiene. É possível aprender sobre paciência, visto que para ensiná-lo de nada adianta gritos ou espancamentos e uma vez ensinados, aprendem a viver sob as regras da casa.

A responsabilidade em se cuidar de um animal reflete em outras áreas da vida, permanecendo como uma experiência importante e gratificante. Um gato, possui certo ar de mistério, altivez e não submissão e o torna a escolha mais atraente e fascinante que qualquer outro animal de estimação.


Ou seja, se seguirmos o esquema descrito no Mapa Mental não existe maneira de incorrermos em nenhum dos pecados citados e desta forma conseguimos um texto livre de problemas.

(*) Só para deixar claro, a melhor professora de português que tive me passou essa relação dos "Sete Pecados Capitais de uma Redação" e sempre uso em qualquer situação oficial que me encontre:
1º) Não fuja ao tema.
2°) Não se contradiga.
3º) Se perguntar! Responda!
4º) Não utilizar a 1ª e 2ª pessoa do singular ou plural.
5º) Tenha domínio sobre o assunto.
6º) Não encha linguiça (ou enrole).
7º) Não use etc (para o examinador isso significa: Eu Tou Chutando!).

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário