sexta-feira, 18 de abril de 2014

Projeto - Nunca é tarde para aprender

Após a conclusão do curso superior o caminho natural para qualquer estudante é a Pós-Graduação do tipo Latu Sensu (resumidamente, um curso de especialização). O problema é: Qual? Existem atualmente diversos cursos e nos mais diversos assuntos, e estou mencionando apenas dentro da sua área. Não sou diferente de ninguém e resolvi encarar uma pós e escolhi uma em Gestão Empresarial.

"Para o barco que quero descer! o que isso tem a ver com informática?" Foi a primeira pergunta que me fizeram, "já sei você vai abrir uma empresa?" essa foi a segunda. Não, não pretendo abrir nenhuma empresa e sim isso tem tudo a ver com informática.

Uma das matérias que estou fazendo chama-se: Ferramentas de Gestão Avançada, aqui travamos conhecimento sobre os diversos tipos de ferramental existente para o gerenciamento de equipes e controle da empresa, além disso, trata das análises para a escolha da ferramenta. "Fernando, desejo ser apenas um desenvolvedor, no máximo chegar a analista, onde isso iria me interessar?", para lhe responder, pensemos que deseja que sua empresa adquira um novo software que lhe ajudará muito a realizar seu trabalho (e provavelmente outras pessoas também), após uma análise técnica vai solicitar a ferramenta para seu chefe e ocorre o seguinte diálogo:

- Chefe, estava analisando essa ferramenta X e é excelente, (expõe suas razões técnicas).
- E qual o ganho? - seu chefe pergunta.
- Todo! - você exclama feliz.
- Todo qual? - seu chefe pergunta.
- Veja bem...

Nessa hora tem a certeza que não desejaria estar ali. Voltando a minha matéria de FGA, um dos assuntos que conhecemos e a realização de uma análise de ROI (Return On Investiment) sobre qualquer ferramenta para a tomada de decisão. Então o diálogo com seu chefe muda para:

- Chefe, estava analisando essa ferramenta X e é excelente, (expõe suas razões técnicas).
- E qual o ganho? - seu chefe pergunta.
- Ao considerarmos que o ganho inicial de produtividade é de X% a ferramenta se pagará em menos de Y anos e gerar uma lucratividade de R$ Z. Após um tempo iremos aumentar o percentual de produtividade, pois o pessoal estará mais treinado e isso representa...

Acho que a conversa muda um pouco e creio que seu chefe olhará com outros olhos na hora que solicitar um aumento. Observe que estou falando de uma única matéria de um curso que dura 1 ano e meio. Tenha em mente que nunca é tarde para aprender e completaria com "qualquer coisa", pense sempre fora da caixa pois existem vários benefícios até mesmo em um curso que "aparentemente" pode não ter nada a ver com suas funções.

Disponibilizei no meu site pessoal (na seção de documentos) uma planilha que criei para realizar análises diversas para empresas (baixe aqui).

Obrigado e até a próxima,
Fernando Anselmo





0 comentários:

Postar um comentário