quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Projeto - Gráfico de Burndown

Burndown é uma representação gráfica do trabalho que resta a fazer em relação ao tempo. O trabalho (ou atividades) é colocado no eixo vertical (y), e o tempo no eixo horizontal (x). Extremamente útil para predizer quando todo o projeto será concluído, e frequentemente utilizado em metodologias de desenvolvimento ágeis, como Scrum.

Em um projeto Scrum, a equipe acompanha o seu progresso contra um plano de lançamento, e deve-se atualizar um gráfico Burndown ao final de cada Sprint. O trabalho restante pode ser mostrado em qualquer unidade da equipe prefere - pontos da história, dias ideais, dia da equipe, e assim por diante. Também pode ser por pontos da história, por razões descritas no livro “Agile Estimating and Planning”. No entanto, pode ser aplicados a qualquer projeto contendo progressos mensuráveis ao longo do tempo, por exemplo, o eixo da esquerda mostrar o esforço necessário para a conclusão da iteração e o eixo na parte inferior o número de dias até a data limite da entrega.

Uma linha diagonal é traçada entre o esforço máximo localizado no dia 0, pois nada foi concluído (ponta superior do Eixo y) e o dia final (ponto máximo do Eixo x) e mostra o cenário ideal (IS, Ideal Scenario) se a equipe executa exatamente como previsto por suas estimativas de tarefas. Se a linha de esforço restante real está acima do IS durante um período prolongado, isso significa que ajustes devem ser realizados no projeto. Isto poderia significar retirar uma tarefa, recursos adicionais, ou trabalho extra, ou seja, o pesadelo de qualquer Gerente de Projetos. Pelo menos graças ao gráfico isso pode ser previsto e o prazo cumprido. O esforço restante é determinado pela soma das estimativas de tempo das tarefas incompletas e o progresso é expresso no tempo estimado para completar (ETC, Estimated Time to Complete)  exibido ao longo do tempo.

É um gráfico recomendado por  fornecer um método de acompanhar o progresso de um projeto diariamente, é considerado um dos panoramas mais úteis para equipes ágeis, simples de implementar e fácil de entender.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

* Sprint – O modelo Scrum permite que o progresso de um projeto seja realizado através de uma série de iterações chamadas de Sprint. Cada Sprint dura tipicamente entre duas a quatro semanas.
** O livro "Agile Estimating and Planning" é um guia definitivo, prático para estimar e planejamento de projetos ágeis. No livro, o co-fundador Mike Cohn da Agile Alliance discute a filosofia da estimativa ágil e planejamento, e mostra como começar um trabalho com exemplos do mundo real e estudos de caso.
*** Um bom artigo complementar sobre este assunto pode ser obtido Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário