domingo, 28 de julho de 2013

Projeto - Reunião de Brainstorming

Brainstorming foi criado em 1939 por Alex F. Osborn, literalmente o termo se refere a “Tempestade Cerebral”, ou seja, expor o maior número de ideias possíveis. Pode-se dizer que durante essa técnica qualquer coisa é válida e quanto mais ideias melhor.

Normalmente esta técnica é usada na fase de planejamento de um projeto, como por exemplo na construção de um software e quanto mais pessoas participarem melhor. A metodologia é muito simples e envolve uma ideia central (denominado de Tema Principal) e procuramos identificar todos as palavras que podem ser associadas. Deixar a equipe fluir sem podar nenhuma palavra, todas serão bem-vindas. Ou seja, as ideias são lançadas a medida que vão “brotando” na mente.

Lembre-se que ao convocar reuniões de Brainstorming garanta que existem representantes de todas as áreas da empresa, deste modo as ideias não ficarão restritas apenas ao pessoal de tecnologia. O tema principal deve ser o mais aberto possível, não planeje tratar de uma resposta para uma questão, por exemplo, “Como fazemos para aumentar o salário?”. Ao invés deste tema tente simplesmente: “Salário”, o que isso envolve? Maior produtividade, melhor aproveitamento das horas, menos erros na hora do teste, é hora de gerar as ideias. Ao final da reunião devemos ter em mente o tema principal e obviamente um resultado ou um desafio proposto para o grupo.

Use um quadro branco, e coloque todas as ideias que surgirem relacionando-as ao tema central, uma boa dica é não deixar a reunião passar de 10 a 20 minutos, pois após este tempo as ideias começam a ficar escassas então passe logo para o tema seguinte. Finalizamos organizando as ideias e suas sub ideias através de uma amarração agrupadas por “parentesco” ou por semelhança de conteúdo gerando um desenho similar ao Mapa Mental ou ao Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe).

Brainstorming está entre as minhas técnicas favoritas para conceber novas ideias. E a resposta é sim, consigo fazê-lo sozinho e me desafiar a encontrar soluções que nunca pensei na vida. Tente deixar sua criatividade fluir e arrisque-se a pensar coisas que nunca pensou em fazer e surpreenda-se com os resultados.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário