sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Projeto - Qualidade: QFD

Conhecido como Quality Function Deployment (traduzido para Desdobramento da Função Qualidade), ou simplesmente QFD é uma técnica que busca transformar as demandas do usuário em um projeto de qualidade, onde implementamos as funções que aportem mais qualidade e os métodos para lograr os elementos específicos. Foi criado em 1966, no Japão, pelo Dr. Akao que sugeriu uma utilização de matrizes para expressar quais seriam os pontos críticos da qualidade do ponto de vista do cliente, que deveriam ser transferidos para as etapas de projeto e construção. Utilizar o QFD como base para o desenvolvimento de software, foi apresentado no trabalho de J. Thackeray e G. Van Treeck através da Programação Orientada a Objetos e a construção de Casos de Uso.

O diagrama do QFD tem como base no que chamamos de House of Quality (Casa da Qualidade), esse conceito foi aplicado na prática em 1972 no projeto de um petroleiro pela Mitsubishi Heavy Industries. Existe um interessante tutorial (que pode ser acessado aqui) que explica os detalhes sobre essa matriz. Existem vários desdobramentos do QFD original que torna o seu estudo um tanto confuso, porém as técnicas mais modernas falam de quatro matrizes:
  • Requisitos de Qualidade - ouvir o que o cliente tem a dizer.
  • Elementos de Qualidade - são os elementos críticos priorizados a partir de pesos de importância obtidos na matriz anterior.
  • Partes Críticas - desdobramento das funções relevantes.
  • Requisitos Operacionais - correlação entre as funções e os requisitos operacionais.
A parte boa de tudo isso é que existe pela Web milhares de planilhas que podem lhe ajudar a realizar este trabalho, entre elas destaco as templates da QFD Online. Pessoalmente, prefiro o excelente software de Valdinei Leandro de Santana que pode ser obtido neste site www.qfd.com.br.

Resumidamente, A aplicação para um QFD pode ser bem ampla, pois seus princípios são abrangentes e traduzem as necessidades do cliente bem como suas características, sejam estas produto ou serviço.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário