sábado, 8 de setembro de 2012

Projeto - Fault Tree Analysis

Existem duas formas de analisarmos um Risco, a primeira é conhecida como FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) e a segunda denominada FTA (Failure Tree Analysis). A técnica FTA foi desenvolvida em 1962, nos laboratórios da Bell, por H. A. Watson e foi rapidamente adotada por uma ampla gama de disciplinas da Engenharia como um dos principais métodos de realização de análise de segurança.

Esta é uma técnica top down (de cima para baixo), partimos da análise de falhas dedutivas, onde um estado indesejado de um sistema é analisado usando a lógica booleana para combinar uma série de eventos para os níveis mais baixos. Este método de análise é utilizado principalmente para determinar a probabilidade de um acidente ou de um nível de segurança de um sistema falhar. Deve ser utilizada principalmente para analisar sistemas grandes e complexos, pois são, particularmente, adeptos de mecanismos de redundância. Além disso, os eventos de causa comum são facilmente manipulados.

FTA inicia com a identificação do defeito ou falha crítica na qual, devemos explorar as falhas e fatores causadores que são suscetíveis a provocar uma ocorrência de falha crítica. Os diagramas de eventos em árvore fornecem uma representação lógica dos resultados possíveis após um evento perigoso, e uma abordagem indutiva para a avaliação da confiabilidade e risco. Toda simbologia deste diagrama é descrito neste artigo da Weibull.com (recomendo sua leitura) e uma planilha (em formato Excel) pode ser baixada aqui. Obtemos com isso, uma maneira eficaz para determinar as falhas prováveis ​​e defeitos associados em um projeto, porém a sua eficácia dependerá da forma como foi construído e analisado o diagrama resultante.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário