sábado, 11 de agosto de 2012

Projeto - Diagrama de Gantt

Em 1917, um engenheiro mecânico chamado Henry Gantt (que trabalhava com ninguém menos que Frederick Taylor, difícil esquecer esse nome se você já fez alguma matéria de Administração na vida) inventou o Mapa (ou Diagrama) de Gantt para auxiliá-lo no gerenciamento do controle de produção da empresa. Este diagrama cruza informações de quais pessoas, estão alocadas em quais tarefas e em quanto tempo, e graças a essa imensa praticidade tornou-se rapidamente indispensável para o moderno Gerenciamento de Projetos. Porém, não apenas os Gerentes de Projetos podem se beneficiar, qualquer pessoa que queira controlar suas tarefas pode utilizar essa ferramenta, ou seja, Diagramas de Gantt podem ajudá-lo a definir suas metas e visualizar como as tarefas estão organizadas.

Planejamento é essencial para o sucesso de qualquer atividade e você não precisa usar o MS-Project, a ferramenta GanttProject possui um conjunto de recursos razoável, completamente livre, multi plataforma e feita em linguagem Java, pode baixar a última versão 2.5.3 em  http://www.ganttproject.biz/. Além de permitir a confecção do Diagrama de Gantt, permite ainda a Gestão de Recursos, funções de Calendário, Importar/Exportar dados para MS-Project, HTML, PDF e planilhas.

Ficou interessado? Assista ao vídeo (em Português) criado pelo Alessandro sobre essa ferramenta e comece a dar seus primeiros passos.



Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário