sábado, 3 de março de 2012

Tablet - A Novela (8) - Imprimindo Documentos

Estava sentado tranquilamente vendo uma página da Internet com meu novo Tablet, era a receita de um Crepe e... como imprimir de um Tablet? Engraçado como só pensamos nas coisas quando realmente precisamos delas. Já tinha o Tablet a meses e realmente nunca tinha necessitado imprimir nada. Sem perceber adotei várias soluções alternativas ao problema.

1ª Solução - Salvar no Cartão MicroSD

Extremamente simples, consiste em: salvar o arquivo no cartão MicroSD, desconectar o MicroSD do Tablet, abrir a carteira para pegar o adaptador de MicroSD para SD (é o melhor lugar para guardá-lo), conectar o MicroSD nele, plugar esse adaptador no desktop (que possui acesso a impressora), imprimir, desconectar o adaptador do desktop, retirar o MicroSD do adaptador e conectar o MicroSD ao Tablet. Sabe o que é pior disso? Fazia tranquilamente sem pensar no trabalho que dava, lá estava amassando barro, areia e palha no calor do deserto para construir uma pirâmide e feliz da vida.

2ª Solução - Compartilhar

É incrível como o Tablet nos torna mais "humanos" compartilhando com nossos iguais coisas que seriam exclusivamente nossas. Só que nesse caso, o compartilhamento era para minha caixa pessoal de email de modo que pudesse ter acesso ao documento de um desktop (que possui acesso a impressora) e imprimir.

3ª Solução - Enviar para a Cloud Computing

E surge o programa Box para abrir as portas do armazenamento Cloud para meu Tablet. Primeira etapa é baixar para o Tablet do Market o programa Box da Box, inc. Uma vez com o programa e uma conta (criada gratuitamente), enviar o arquivo do Tablet para o armazenamento na nuvem e no desktop (que possui acesso a impressora) acessar o endereço http://www.box.com/, efetuar o login e imprimir.

Imprimir diretamente

O mundo estava maravilhoso e nunca tinha necessitado imprimir diretamente do Tablet, só que estava com essa receita e queria mandá-la para a impressora (sem intermediários). Não possuo um impressora WiFi ou ligada diretamente a Rede, existem milhares de programas que imprimem dessa forma, minha impressora é uma Epson e está ligada diretamente a um Desktop. Então vamos aos passos:

  1. No desktop que possui a impressora, acesse o Google Chrome (não funciona com outro navegador).
  2. No menu (parece uma chave de boca) acesse "Opções | Configurações avançadas".
  3. Selecione a opção Google Cloud Print.
Consiste em compartilhar a impressora para a Cloud. Uma vez feito todo o processo guiado e compartilhado a impressora, baixe para o Tablet o programa PrinterShare Mobile Print da Mobile Dynamix. No programa para localizar a impressora, acesse o menu e selecione a opção Google Cloud Printers.

Pronto, agora posso do meu Tablet Android imprimir diretamente na impressora. E, depois disso tudo com licença estou morto de fome e com o desejo de comer alguns crepes.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. Excelente post amigo!!

    tá de parabéns, vou tentar fazer essaconfiguração no meu tab agora hehe!! =D

    ResponderExcluir