terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto - Matriz RACI

A Matriz RACI é um diagrama que é utilizado em Planos de Projeto para formalizar os papéis e as responsabilidades de um projeto. Este modelo foi apresentado como uma boa prática no PMBOK© e pelo ITIL© v3.

RACI é um acrônimo em inglês para: Responsible (Responsável ou "sou quem vai ter o trabalho"), Accountable (Responsabilizado ou "foi ele"), Consulted (Consultado ou "apenas sabia"), e Informed (Informado ou "me comentaram"). Brincadeiras a parte, a Matriz RACI identifica as pessoas chaves para cada tarefa que será realizada pelo projeto.
  • Responsible (Executor): Responsável pela execução da tarefa, isto é, esse será quem fará o trabalho e que irá completar a tarefa.
  • Accountable (Responsabilizado): E última instância, é o real responsável pela tarefa que está sendo executada. É o responsável pela entrega do trabalho.
  • Consulted (Consultado): Pessoas consultadas cuja informação é utilizada para completar a tarefa.
  • Informed (Informado): São as pessoas que serão informadas sobre o que está ocorrendo com a tarefa.
Para se evitar confusões quanto ao quem está fazendo o quê, tenha apenas um tipo de participação a cada pessoa por linha de tarefa na Matriz. A exceção a isso, ocorre quando a pessoa Responsável (A)também pode ser a Executora (R). Algumas outras dicas:
  1. O número de Executor (R) em uma atividade deve ser sempre um. Caso exista mais de um divida a tarefa.
  2. Tenha sempre uma pessoa responsável e uma pessoa executora atribuídas para cada linha da Matriz. Os outros papéis são opcionais.
Utilize a Matriz para evitar aquela Rádio Corredor que ninguém quer assumir quaisquer responsabilidades sobre as tarefas e uns ficam jogando a culpa nos outros.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo 

0 comentários:

Postar um comentário