quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Literatura - O Pai do E-Book

Em 1971, Michael S. Hart digitalizou (e o mais importante) disponibilizou a Declaração de Independência dos Estados Unidos e com isso nasceu uma das maiores bibliotecas, comparável apenas a Grande Biblioteca de Alexandria, aberta e livre denominada Projeto Gutenberg.

Para um leitor fanático e doente este projeto foi um sonho realizado, pois a grande maioria dos livros ali postados estão em "Domínio Público" e são mais de 36.000 livros, com esse projeto foi iniciada a febre dos Eletronic Book ou simplesmente E-Book, aparelhos como Kindle ou iPad foram simples decorrências óbvias desse processo. Um hardware para sobreviver precisa necessariamente do seu software, um carro não é nada sem o combustível, por exemplo, porque o padrão BETAMAX (da Sony) morreu se era muito melhor que o padrão VHS?

Outra decorrência desse projeto foi a Librivox que visa colocar em formato de audio os livros de domínio público, confirmando o conceito de AudioBook, AudioLibro, AudioLivro (dependendo da língua) o que é extremamente importante para uma pessoa que é absolutamente viciada em livros. Simplesmente, no trabalho troquei a música de bandas pela maravilhosa viagem em AudioLivros (você pode verificar qual livro estou ouvindo simplesmente me seguindo pelo Twitter)

Finalizando, queria deixar minha homenagem a essa grande pessoa que deixou um fantástico legado que espero que outros deem prosseguimento ao seu trabalho.

Michael Stern Hart
Tacoma, 8 de março de 1947 - Urbana, 6 de setembro de 2011

Fernando Anselmo
Abraços e até a próxima

0 comentários:

Postar um comentário