domingo, 15 de maio de 2011

Desenvolvimento - Já andou olhando para Lua?

Não, não estou falando de olhar para o céu, estou falando de olhar para a linguagem desenvolvida por Luiz Waldemar que assim como Java é baseada em C e possui fortes conceitos de Orientação a Objetos apesar de o forte da linguagem ser Jogos.

Meu primeiro (e segundo também) contato com essa Linguagem Brasileira, sendo uma das poucas, pois infelizmente aqui no Brasil temos a mania de valorizar apenas o que vem de fora, foi em uma apresentação na Faculdade, na primeira vez fui mostrar os benefícios do Groovy para uma turma de outro semestre e na segunda vez a minha turma foi fazer um trabalho sobre linguagens a mim coube demonstrar o Assembly entretanto escutei novamente falar sobre Lua e comecei a pesquisar sobre a mesma. Vamos ver um pequeno programa para calcular fatorial de um número qualquer informado (retirado do livro de Roberto Ierusalimschy que apesar do sobrenome é brasileiro da PUC-Rio):

function fact(n)
  if n == 0 then
    return 1
  else
    return n * fact(n-1)
  end
end

print("enter a number:")
a = io.read("*number") -- read a number
print(fact(a))

Acredito que se você conhece Java ou mesmo C não deve ser muito difícil interpretar esse código, observe que Lua além de ser bem simples também permite recursividade (um método chamar a si mesmo). Além disso a linguagem permite outras coisinhas interessantes como: acesso a arquivos por I/O, biblioteca de funções matemáticas, conceito de multi-threads, meta-tabelas, estruturas de dados e por aí vai com coisas que qualquer programador Java já conhece de longe.

O que acho mais cômico em toda essa história é que Lua faz um tremendo sucesso lá fora, tanto no Japão como nos EUA, enquanto que aqui no seu País de origem muita gente nem sabe que ela existe, acredito que essa realmente seja a sina de todo brasileiro ter que sair de seu País para conseguir ser reconhecido, e isso acaba sempre me fazendo lembrar um verso do nosso Hino Nacional: "Dos filhos deste solo és mãe gentil".
Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário