quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Projeto - Projetos sem fim

Quando iniciamos na área de desenvolvimento normalmente somos alocados em um Projeto (seja novo ou já em andamento), entretanto pelo que conheça (através de José Carlos C. Martins no livro Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UM), um projeto é um empreendimento que tem um ciclo de vida definido, composto por início, etapas intermediárias e término.

Entretanto esse término é que soa estranho aos desenvolvedores, amigos da área dizem que estão trabalhando em um "Projeto" que já dura 3, 4, 10 anos. Podem ser classificados como "Projetos"? Felizmente não, uma vez entregue, o "Projeto" recebe uma nova denominação. O Ciclo de Vida de um projeto é dividido em 4 fases muito bem definidas, e são elas (segundo o mesmo autor):
  • Fase Conceitual - Desejos, oportunidades, necessidades, metas, objetivos, exigências e escopo.
  • Fase Desenvolvimento - Especificação, qualidade, WBS, estrutura organizacional, responsabilidades, estratégia, programação, contrações, fluxo de caixa e plano de comunicação.
  • Realização - Plano executivo, materialização, verificação da performance (PQC - Prazo, Qualidade e Custos), análise da performance e ações corretivas.
  • Finalização - Entrega e arquivamento dos documentos.
Ou seja, podemos trabalhar a vida inteira em um "Sistema", mas não podemos fazê-lo em um "Projeto" pois uma vez entregue o "Projeto" não existe mais.

Abraços e até a Próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário