segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Projeto - Iniciando um Projeto (Banco de Dados)

Há alguns blogs atrás (em uma galáxia muito distante... não resisti) debatemos sobre os bancos de dados livres e em seguida como definir e valorar um projeto (lembra?), neste tópico vamos entender como escolher o Banco de Dados.

Escolher o BD para o nosso sistema envolve dois detalhes. O primeiro é chamado "Afinidade", os analistas normalmente gostam de um determinado banco (e como a linguagem), vamos parar com a frescura de dizer que o MySQL é melhor do que o Postgres, ou vice-versa, isso é simples e mera utopia. Hoje em dia, a tecnologia se encontra em um estágio tão avançado que a diferença entre os bancos de dados torna-se mínima, é como ouvir a Nona Sinfonia de Bethoven em MP3 e dizer que está diferente da original (a menos que você tenha um ouvido extremamente previlegiado e consegue cantarolar a Caprice No. 24 de Niccolo Paganini). Para o sistema que estamos desenvolvendo para aquele amigo que abriu um consultório dentário qualquer banco é banco. Então sua escolha resume-se ao simples conceito chamado "Afinidade". Ou seja, qual banco você consegue administrar sem o menor problema? Esse é o banco que deve ser escolhido, seja ele, MySQL, Postgres ou qualquer outro.

O segundo detalhe envolve "Valor", vamos supor que você tenha afinidade com o MS SQL, seu cliente vai pagar o preço da licença? ou um salário de um DBA para futuramente administrar o BD? ou aumentar o HD para aguentar toda área de "Storage"? Deste modo, coloque sempre na balança esses dois detalhes para escolher seu banco: "Afinidade" e "Valor".

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário